Normalmente o preconceito é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência.
Quando falamos de preconceitos, prontamente pensamos em raças, mas a discriminação vai muito mais além disso. A discriminação e notória quando nos achamos superior a outro por nascermos em um pais mais desenvolvido, ou porque somos mais instruídos culturalmente porque tivemos algumas oportunidade que a outro não puderam ter, ou ainda por trabalho, dinheiro que possuímos ou não possuímos e isso nos fazem mal nos levando a justificar nossa vida criticando aos outros.
O que falta na humanidade é a tolerância de aceitar as diferenças de cada um, somos todos filhos de um mesmo Deus que não faz acepção de pessoas. Cada pessoa é dona do seu destino e ela busca o que melhor lhe convém e isso independe de raça, cultura, países aonde nascemos e etc.. Existem pessoas distintas e cada uma traça a sua historia e isso não deve ser generalizado pela atitude e comportamento de outros. Muitas vezes não percebemos que estamos descriminando alguém, porque é mais fácil julgar ou justificar nossos erros e frustrações do que estender as mãos ao nosso semelhante para apoiar e ajudar. E mais fácil “jogar pedras” do que dizer “Eu não te condeno” , estou contigo para fazermos a diferença. Muitas vezes a falta de conhecimento e a nossa auto-suficiência nos impulsiona a construir um estereótipo das pessoas na qual nos mesmo não gostaríamos de pertencer. Somos sujeitos a sentimentos ruins, mas precisamos buscar sermos de igual forma a Deus.
Muitas das calamidades que nós passamos são frutos das nossas próprias atitudes e ações equivocadas e inapropriadas. Não estamos livres de erros mas procurar diminuídos ao Maximo já faz a diferença.
Ações produzem reações na vida das pessoas. Na medida que o tempo passa ocorre mudança no nosso interior. Devemos estar atentos a fatos que nos impedem de avançar.
Como tem sido nossas escolhas, motivações e atitudes diante das injustiças?
É muito comum diante de qualquer conflito, nos orgulharmos achando que estamos certos, sendo sábios aos nossos próprios olhos. Porém devemos aprender a duvidar de nós mesmos, e semear o bem, e assim, mesmo que a mudança demore, inevitavelmente ela virá e a nos resultará além de um grandioso bem estar o avanço em todas as áreas de nossas vidas.