terça-feira, 24 de abril de 2007

O que faz um relacionamento dar certo ou errado?

Algumas pessoas me diriam que a fórmula do sucesso de uma relação amorosa está no respeito, confiança, amor, admiração, amizade pelo outro, paixão e uma grande dose de tesão. Isso é mais ou menos estabelecido, a grande dificuldade é como construir cada uma dessas palavras e traduzi-las para a realidade. Falar é fácil, o difícil é fazer.
Paixão é relativamente fácil da gente sentir. Muitos de nós já nos apaixonamos intensamente na vida, transformar paixão em amor é que vai dar um pouco mais de trabalho. Pois é nessa transformação que vamos descobrindo e construindo o respeito, a amizade, a admiração e tantas outras coisas importantes num relacionamento amoroso. Infelizmente nada disso vem pronto quando decidimos dividir nossa vida com o outro, nenhum desses sábios sentimentos vem guardado num vidro, embrulhado para presente como se fosse um perfume raro que bastasse a gente guardar com cuidado e usufruir.
Relacionamentos amorosos muitas vezes se solidificam nas crises, nas dificuldades, no sofrimento, na tentativa de compreender o outro e se colocar em seu lugar, no embate e na luta contra a rotina do dia a dia e a interferência externa. Tem casal que não briga nunca, tem casal que briga sempre. Mas mesmo quem não briga tem sempre um dia que acorda de mau humor e com vontade de ficar um pouco sozinho. Em minha modesta opinião, é mais difícil enfrentar as pequenas idiossincrasias de cada um do que as grandes questões da relação.
Que não seja eterno posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure...

Um comentário:

Edilson disse...

linda demais!!!!!!!!